Visitante nº contador de visitas








YIN E YANG

 

 

         A teoria Yin e Yang é um conceito da filosofia oriental, que representa o equilíbrio de forças opostas e complementares. São dois tipos diferentes de energia que juntos formam o equilíbrio perfeito. O Yin não pode existir sem o Yang e vice-versa. Quando um deixa de existir, a vida acaba. A visão que os chineses têm do Yin e Yang é de que, ele rege desde a grandiosidade do universo até a mais microscópica das células.

        Segundo os filósofos orientais, o Yin e Yang regem os cinco elementos da natureza: terra, metal, água, madeira e fogo. Eles dizem que a saúde depende da harmonia dessas forças opostas, que geram a energia vital para a vida. Desta forma, baseiam-se nesta teoria para explicar a fisiologia e patologia do corpo humano, orientar o diagnóstico clínico e o tratamento.

        Yin simboliza a face calma e passiva da natureza, enquanto yang representa o lado ativo e enérgico.

        Mesmo que nada seja 100% yin ou 100% yang, todas as coisas contêm quantidades relativas de ambas as energias.

 


        O desenho das duas gotas rodopiantes que se entrelaçam, embora seja conhecido com o nome de Yin e Yang, é o símbolo denominado de Tai Chi Tsun.  O preto representa o Yin. O branco o Yang. É um corpo inseparável, mas fisicamente opostos. É impossível cortar a figura em duas partes iguais sem deixar somente branco ou preto. Onde há o máximo de branco há um mínimo de preto. Onde há um máximo de preto, por sua vez, há um mínimo de branco. Portanto nada é absoluto e um equilíbrio deve estar presente em todas as coisas. Vivemos em um mundo de dualidade. 

Tabela de aspectos energéticos segundo as características Yin e Yang:

Y I N

Y A N G

Abaixo

Acima

Baixo

Alto

Contração

Expansão

Descendência

Ascendência

Direita

Esquerda

Escuridão

Luz

Escuro

Claro

Fraco

Forte

Frio

Calor

Interioridade

Exterioridade

Inverno

Verão

Lento

Rápido

Lua

Sol

Material

Imaterial

Mulher

Homem

Negativo

Positivo

Noite

Dia

Norte

Sul

Oeste

Leste

Passividade

Atividade

Plano

Redondo

Terra

Céu

 

            Embora exista uma grande divisão entre o Yin e o Yang, dentro de cada Yin existe um Yang, e dentro de cada Yang existe um Yin.

            Para que um objeto seja enquadrado na classificação de Yin ou Yang deve ser sempre comparado com um outro, pois como diz a teoria, tudo tem a sua parcela de Yin e Yang. Pode-se dizer que tal objeto tem a "tendência" de ser mais Yang, por exemplo: poderíamos dizer que o fogo é Yang, mas em uma comparação entre um fósforo aceso com uma fornalha, teremos um fósforo Yin e uma fornalha Yang.

Voltar

 
Pesquisa personalizada